O que é VN?


Sim senhor... Er, s-senhora! Senhorita! OUCH!


O que são visual novels/otome games?
Eles são jogos focados principalmente na história, em que o jogador faz decisões que podem mudar o rumo dela ao longo do trajeto. Otome games são visual novels focadas principalmente no público feminino. Embora o mercado de vns tenha muitos jogos focados em romance, não é difícil de achar histórias de terror, scifis e comédias também. 


Aonde eu posso conseguir um destes jogos?

Os japoneses possuem mais tradição na produção de visual novels, então a maioria (...mas não todos!) dos títulos estão disponíveis apenas no Japão e nunca chegaram a ver as prateleiras ocidentais. Você pode obtê-los aqui importando-os através de sites que aceitam entregas internacionais como:

    • Lojas que aceitam entregas Internacionais:
  • Play-Asia (Aceitam Paypal e diversos cartões. Tem a fama de entregarem mais rápido que os demais e eu confirmo: já recebi muita coisa antes do prazo. Eles são muito queridos no atendimento ao cliente também, então se tiver alguma dúvida pode perguntar em português que eles respondem direitinho. Usando os links dela espalhados pelo blog para visitar e comprar coisas você está nos ajudando a crescer...! Não custa nada pedir, né?  Se você quiser optar por fazer isso, eu fico muito grata! 。*:☆(・ω・人・ω・)。:゜☆。)
  • CD Japan (Eles aceitam Paypal, tem múltiplos métodos de encomenda e fazem um sistema de 'recompensa' para compradores fiéis. É um lugar legal e conheço outros fãs de vns que compram de lá.) 
  • ComiComi Studio (eles vendem jogos BL *lol comicomi*, mas vendem algumas coisas otome também)
  • Surugaya (para jogos antigos difíceis de achar).

Felizmente, algumas vns japonesas foram traduzidas por fãs, então é possível que você consiga obter patches de tradução para alguns títulos pela internet (você ainda vai precisar do game original, claro, e instalar a tradução depois). Existem também diversas produções independentes de VNs gratuitos que, embora talvez sem a beleza da arte dos jogos de grandes produtoras, muitas vezes surpreendem pela qualidade de suas histórias. Você pode achar alguns destes jogos através do site da Lemmasoft Foruns. O link está no rodapé da página. :3

Alternativamente, você pode encomendar os games diretamente dos sites dos distribuidores dos jogos (como qualquer game ocidental) mas...! Eles tem uma política beeem isolacionista quanto ao mercado de eletrônicos e jogos por lá, então jogos japoneses geralmente ficam para sempre no Japão, vindo para cá apenas se eles tiverem de fato traduzido o game... Ou deveriam. Hoho. Leia abaixo.

Conhecendo Serviços de Proxy (Comprando jogos parte II)

O que exatamente são "serviços de proxy"? Por uma percentagem do preço total, uma loja especializada em serviço de proxy toma conta do trabalho de comprar o produto que você quer diretamente de uma loja japonesa e enviá-la para você. Já que a loja de proxy se localiza no Japão, eles derrubam a barreira da linguagem para que você não precise se preocupar, além de poderem adquirir para você produtos que de outra forma tem venda restrita para pessoas dentro da terra do sol nascente.

Tudo o que você precisa fazer é geralmente se registrar (não é necessário na Yokatta contanto) e seguir as instruções que eles tem no site para enviar um e-mail descrevendo os produtos que você quer comprar por lá, e eles enviarão uma resposta com a disponibilidade e o preço o quanto antes.

    • Algumas lojas de proxies japoneses:
  • Yokatta - Preço razoávelmente justo, eles cobram 700 yen pelo serviço a cada 3 itens por compra. Eles demoram um pouco, mas são um bom negócio se você está pedindo 2-3 coisas de uma mesma loja que não aceita cartões do exterior.
  • Bridge.jpn - Se você está encomendando um monte de coisas eles cobram 5% em cima do valor dos 5 primeiros itens ou 500 yen (o que for maior). Mas os próximos 5 itens da mesma entrega baixam para 300 yen! Eles também cobram razoavelmente barato pelo tamanho dos itens, cerca de 250yen para pacotes de até 500g (o que seriam + - cerca de 2 games na caixa)
  • Kolektakon -  Não se trata de uma loja especializada e mais como um 'grupo de pessoas que compra coisas no japão por você'. Como são pessoas normais (e tem problemas como todo mundo) a entrega pode vir a demorar ou não dependendo de o quão ocupado eles estão no momento. O lado bom é que o serviço é super barato. Se você não se importa em esperar, vá por aqui.
  • Japan Auction Agency - Impostos simples sem montes de vírgulas e porcentagens ridículas, vale dar uma olhada se você quiser algo descomplicado.
  • J-Subculture - As taxas são ainda mais baixas de a JAA, mas eu não conheço muito. Ainda assim, vale a pena checar na dúvida.

O que significam CV e seyuu?

CV é uma abreviação para 'character voice', voz da personagem. Seyuu é o termo em japonês para o dublador de uma personagem. Por sua tradição em produzir vns, os japoneses também possuem um extenso e competitivo mercado de dubladores. É comum que os jogadores acabem eventualmente elegendo seus seyuus favoritos, mesmo se inicialmente não dessem muita importância para tal coisa.

Eu realmente quero jogar um destes títulos! Mas eu não sei japonês, o que faço? (‘ロ‘)

Desde o título que você esteja pensando em jogar seja para PC, pode haver alguma esperança para você...!

Se você souber um pouquinho de inglês, eis um guia muito bom para você começar, não só esse programa serve para traduzir os textos do jogo para você... Como quiçá pode servir como ferramente para que você ajude à traduzir os jogos junto de uma grande comunidade...! (Se você souber inglês você vai descobrir como usando o programa rapidinho. Ele é bem intuitivo.) E é claro eu já estou por lá enchendo um game famoso de legendas. Meu nick?  Ammy, claro! Pesquise por mim na lista de usuários! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚yay!

Você pode usar também programas como o Interactive Text Hooker e o Translator Agreggator para respectivamente extrair o texto em japonês das visual novels e traduzir eles, mas eu considero eles bem inferiores ao VN Reader em quesito de praticidade. Há uma grande quantidade de guias explicando detalhadamente como usar todos eles. Pergunte ao google caso você tenha alguma dúvida e boa sorte!
Unknown Webmaster

A louca por trás dessa bagunça toda, sempre na esperança de que seja útil para alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não curte os posts do blog, não espame. Apenas saia. Perfis com divulgação de propagandas e butthurts serão chutados do blog. Se você concorda, fique livre para comentar. ^_^ Obrigada pela compreensão...!